A Xiaomi anunciou o “Mi Air Charge Technology”/”Tecnologia de carregamento sem fio Mi”, um sistema de carregamento sem fio que a empresa afirma ser capaz de carregar dispositivos “em um raio de vários metros”. Vários dispositivos podem ser carregados a 5W ao mesmo tempo, de acordo com a Xiaomi, e obstáculos físicos aparentemente não reduzem a eficiência de carregamento.
Xiaomi diz que a tecnologia também funcionará com Smartwatches e pulseiras fitness. Outro objetivo é tornar as “salas de estar verdadeiramente sem fio”, com caixas de som, lâmpadas e dispositivos domésticos inteligentes, todos alimentados pelo mesmo sistema remoto. Um representante da Xiaomi confirma, no entanto, que nenhum produto comercial incluirá a tecnologia de carregamento sem fio este ano, e não estipulou prazo para lançamento.
Segundo a Xiaomi, assim que funciona a tecnologia Mi Air Charge:
A tecnologia central de carregamento remoto da Xiaomi estará posicionada no ambiente e transmitindo energia. A pilha de carregamento isolada auto-desenvolvida da Xiaomi tem cinco antenas de interferência de fase integradas, que podem detectar com precisão a localização do smartphone. Uma matriz de controle de fase composta por 144 antenas transmite ondas milimétricas diretamente para o telefone por meio da formação de feixes.
No lado do smartphone, a Xiaomi também desenvolveu um conjunto de antenas miniaturizado com “antena beacon” e “matriz de antena receptora” embutidos. A antena Beacon transmite informações de posição com baixo consumo de energia. O conjunto de antenas receptoras composto de 14 antenas converte o sinal de onda milimétrica emitido pela pilha de carregamento em energia elétrica através do circuito retificador, para transformar a experiência de carregamento de ficção científica em realidade.
Não precisamos dizer que você deve ser cético quanto às perspectivas dessa tecnologia chegar ao mercado até que as evidências sugiram o contrário. Empresas como a Energous têm feito anúncios sobre “carregamento verdadeiramente sem fio”, mas a tecnologia ainda está em processo de expansão. A Xiaomi demonstrou avanços na engenharia de carregamento sem fio no passado e tem a vantagem de possuir um enorme ecossistema de hardware que teoricamente poderia ser útil.