cadastro chaves pix

No dia 05 de outubro de 2020 o Pix entrou em funcionamento parcial e, já nas primeiras horas com a tecnologia disponível, mais de 200 mil chaves foram cadastradas nos mais diversos bancos. Veja como realizar o cadastro de chaves Pix!

Se você ainda não sabe exatamente o que é o Pix, sugerimos que leia: PIX: O que é e como funciona? Diferenças entre DOC e TED.

Existem bancos obrigados a disponibilizar a tecnologia do Pix, que envolve transferências e pagamentos gratuitos, 7 dias por semana, 24 horas por dia, ou seja, será possível realizar transações sem agendamento até mesmo nos finais de semana.

Veja quais bancos estão obrigados a disponibilizar o Pix para seus usuários.

A função Pix nos aplicativos ou internet banking dos bancos cadastrados acontecerá em 2 etapas:

  • – até 3 de novembro de 2020, em operação restrita; e
  • – até 16 de novembro de 2020, em operação plena.

A operação restrita envolve o cadastro de chaves, como um período de teste, enquanto a operação plena trata do uso de todas as funções Pix, como transferências instantâneas gratuitas, por exemplo.

Alguns bancos se adiantaram e já disponibilizaram hoje (5/10) o pré-cadastro aos clientes, disponibilizando o cadastro de chaves para seus usuários, através de e-mail, telefone e/ou CPF.

Qual banco usar com o Pix?

O maior diferencial dos bancos digitais era possuir transferências gratuitas. Com o Pix, a concorrência de bancos físicos e digitais será acirrada.

Por isso, agora que a maioria dos bancos encontra-se obrigada a possuir a tecnologia do Pix, o cliente deverá decidir qual melhor lhe favorece, utilizando os benefícios fornecidos pelos bancos.

Ao longo do tempo muitos bancos irão se apressar em fazer mudanças e beneficiar seus usuários para vencer a concorrência.

A tendência é que surjam mais facilidades para os usuários: cashbacks, descontos em compras, compras mais rápidas, segurança priorizada, etc.

Sabendo disso, cabe a nós, clientes, aguardarmos para descobrir qual banco oferecerá as melhores ofertas.

Funcionamento das chaves Pix

A chave Pix é a forma utilizada para o banco identificar o usuário pagador ou recebedor.

O cadastro de chaves Pix envolverá 4 opções: CPF, telefone, e-mail ou QR Code.

No entanto, o QR Code somente será formado após solicitação do cliente ao seu banco, o qual enviará uma chave de números e letras de 32 dígitos ao Banco Central para aprovação.

Você poderá realizar transações Pix sem o uso de nenhuma das chaves, mas precisará informar diversos dados bancários e pessoais para isso.

O usuário pessoa física poderá cadastrar até 5 chaves para cada conta em que for titular, enquanto o usuário pessoa jurídica poderá possuir até 20 chaves.

Se você possui conta em mais de um banco, por exemplo, poderá cadastrar chaves diferentes para cada um deles, no entanto, não é possível cadastrar a mesma chave em mais de uma conta.

Neste primeiro momento, bancos como Caixa Econômica e Nubank já disponibilizaram a opção de cadastramento no Pix através de CPF, telefone e/ou e-mail.

LEIA TAMBÉM:

Conversor JPG em PDF online grátis: Como transformar imagem em PDF

Renda Passiva com YouTube: Tudo que você precisa saber para ganhar dinheiro no YouTube

Transfira seu auxílio emergencial para o Mercado Pago imediatamente