Algum tempo atrás, muita gente diria que trabalhar de casa e ganhar dinheiro pela internet seria algo pouco provável de se conseguir, muitas vezes até impossível.

As pessoas não tinham acesso à internet de qualidade como hoje. Por muito tempo o acesso a internet se limitou apenas a computadores, mas hoje o acesso está surpreendentemente mais fácil! Nada comparável a alguns anos atrás.

Você provavelmente neste momento está lendo este post através do seu celular com conexão Wi-Fi ou 4G. O que eu quero dizer com isso é basicamente o seguinte: ganhar dinheiro na internet está se tornando tão natural quanto acessar um site!

Ter uma renda trabalhando de casa ou ganhar dinheiro gravando vídeos para o YouTube era quase um sonho inatingível! (Eu também pensava que era)

Aqui neste post, quero te mostrar como ganhar dinheiro no YouTube é algo que qualquer pessoa pode fazer, inclusive você!

Como ganhar dinheiro no YouTube

É possível monetizar um canal no YouTube de várias formas, mas a principal forma é com os anúncios que são exibidos nos vídeos. O YouTube insere automaticamente anúncios de outras empresas nos vídeos e repassa 55% do valor cobrado por aquele anúncio da para o criador de conteúdo, ou seja, o dono do vídeo.

Então se por exemplo a Coca Cola pagar 1 dólar para exibir anúncio em seu vídeo, você ficará com 0,55 centavos de dólar. Imagine isso em um canal com milhões de visualizações mensais?

Veja como criar renda passiva com o YouTube, mesmo que você ainda não tenha um canal!

Como criar um canal no YouTube

Criar um canal no YouTube é muito simples. Se você já tem uma conta de e-mail do Google, você pode criar um canal no YouTube pelo celular sem precisar criar um novo e-mail.

Com o canal criado, os próximos passos são configurar uma foto do perfil e uma foto para a capa do canal. Vale lembrar que o ideal é que a imagem que você irá escolher para colocar no seu canal esteja de acordo com a impressão que você deseja passar para as pessoas.

Por exemplo, se você pretender gravar vídeos da sua rotina diária, nada melhor do que uma foto sua como imagem do canal. Já se o objetivo do canal for construir uma marca ou representar uma já existente, pode ser interessante colocar ou criar uma logo que represente a identidade visual da empresa.

Portanto, se você criar um canal no YouTube já tendo um objetivo ou uma ideia em mente, todo o restante será muito mais fácil.

Quanto dinheiro dá para ganhar com YouTube?

Eu mostro aqui quanto o meu canal do YouTube rende por mês, mas isso irá variar de acordo com cada canal. Além da quantidade de visualizações que um canal do YouTube pode ter, existem outros dois fatores principais que irão interferir: CPM e a cotação do dólar

O que é CPM

CPM é uma sigla em inglês que traduzida significa “custo por mil impressões”.

Quando uma empresa deseja fazer um anúncio na internet, ela tem a opção de decidir quanto está disposta a pagar por mil exibições de anúncios em um determinado local. Esse local pode ser um site ou até mesmo canais no YouTube.

Dessa forma, o CPM de cada canal está diretamente ligado ao tipo de conteúdo publicado e, consequentemente, o tipo de público que cada canal tem.

Porque o dólar influencia

Como o YouTube é uma empresa americana, outro fator que determinará quanto um criador de conteúdo irá receber naquele mês, será a cotação atual do dólar.

Uma das diversas vantagens de se utilizar o YouTube para ganhar dinheiro e ter uma renda é que o seu lucro será em dólar. Ou seja, quanto mais alto estiver o dólar, mais você irá receber no final do mês.

Quanto o YouTube paga por 1 milhão de visualizações

Como mencionado anteriormente, existem alguns fatores que interferem neste número, mas atualmente, em média, o YouTube paga $1.300,00 dólares a cada 1 milhão de visualizações no YouTube.

Como o dólar atualmente está R$5,65, ao multiplicar 1300 por 5,65 o resultado será R$7.345,00 para cada 1 milhão de visualizações no YouTube. Quanto mais vídeos você gravar, mais visualizações você terá e mais dinheiro irá ganhar.

Isso é mais do que muita gente graduada na faculdade recebe atualmente em um emprego de formal.

Como criar uma renda passiva com YouTube

A renda passiva é, sem dúvidas, algo primordial para quem deseja ganhar dinheiro de verdade! Alguém que ganha dinheiro de acordo com a hora trabalhada, a única forma de ganhar mais dinheiro será cobrando mais pelo seu serviço ou recebendo um aumento de salário. Porém, sem sempre isso é possível devido diversos fatores.

Outra vantagem de se criar um canal e gravar vídeos para o YouTube é que o seu trabalho de um único vídeo continuará rendendo dinheiro a cada visualização, 24 horas por dia e 7 dias por semana, mesmo que você não publique vídeos todos os dias.

Entretanto, é preciso saber identificar quais tipos de vídeos são capazes de gerar visualizações todos os dias por vários anos.

Veja por exemplo um vídeo publicado há 4 anos no meu canal:

Este vídeo já gerou quase 5 milhões de visualizações. O mais interessante ainda é que eu sequer apareço neste vídeo. Apenas gravando a tela do celular eu criei este vídeo, coloquei nos primeiros resultados da pesquisa e consegui milhões de visualizações.

Conclusão sobre monetizar com YouTube

Criar um canal no YouTube não é a parte difícil, mas monetizar e fazer com que este canal se torne uma fonte de renda é uma etapa um pouco mais desafiadora.

Contudo, existem técnicas que pode ser aplicadas para aumentar as chances de um novo canal crescer e fazer sucesso no YouTube.

Certamente, o empenho e o tempo é o melhor aliado para aquele que deseja criar um canal no YouTube que gere bons resultados.