E-mail profissional

Se você tem um negócio e deseja disponibilizar um endereço de e-mail como forma de contato para suporte ou para possíveis clientes, um e-mail personalizado seria bem interessante. Afinal, um e-mail com o próprio domínio pode transmitir mais seriedade, proporcionar uma imagem mais profissional e sofisticada da sua empresa. Assim como o TutorialTec possui o e-mail empresarial de contato chamado [email protected], você também pode ter o seu. E o melhor… De graça!

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O que eu preciso?

Primeiramente, é preciso entender os requisitos para ter um e-mail personalizado como este. Só existe basicamente um requisito: que você tenha o seu próprio domínio. Mas o que seria este domínio? Um domínio é utilizado para endereçar sites na internet. Veja alguns exemplos de domínios: tutorialtec.com.br, google.com, youtube.com.br, facebook.com.br, etc. Na internet, domínios são os endereços nominais que os sites possuem para que você os acesse de forma simples.

Não se preocupe se ainda não possui um domínio para seu negócio, pois é possível adquirir um domínio através da Hostgator, por exemplo. Você deve escolher qual extensão será utilizada em seu domínio, seja ela .com .com.br .net, etc. Existem vários tipos de extensões e elas não irão fazer diferença prática no uso. São apenas uma forma de categorizar os sites. Você já deve ter percebido por exemplo que sites governamentais possuem a extensão .gov no final de seu domínio, não é mesmo?

As extensões mais comuns são a .com e .com.br. Podem existir vários domínios com o mesmo nome, desde que a extensão seja diferente, por exemplo: suaempresa.com, suaempresa.com.br, suaempresa.net. Portanto, caso não esteja disponível um domínio com o nome que você procura, tente alterar a extensão e verifique sua disponibilidade.

Agora com um domínio pronto, vamos seguir para o próximo passo.

Criando e-mail personalizado

Existem algumas empresas que disponibilizam este serviço, como por exemplo o Google com o pacote G Suite. Dentre os vários serviços que o G Suite oferece, um deles é a criação de e-mail personalizado. Porém, como o objetivo aqui é economizar, utilizaremos um serviço para criação de e-mail personalizado que seja gratuito.

Sendo assim, o serviço recomendado é a Zoho. A Zoho é um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) que oferece diversos serviços para uma empresa, sendo um deles a criação de e-mail personalizado, rápido e sem anúncios.

Confira o que a caixa de entrada de e-mail da Zoho te oferece através do plano gratuito:

  • Até 5 usuários;
  • 5 GB de armazenamento por usuário;
  • Anexos de e-mail de até 25 MB;
  • Hospedagem para um (1) e-mail personalizado com domínio próprio;

Para começar a utilizar os serviços, basta fazer o cadastro mantendo a opção de e-mail corporativo selecionada.

Criando conta na Zoho.com

Após o cadastro, basta apenas seguir o passo a passo que o próprio site da Zoho irá apresentar. Lembre-se que o ideal é que você já tenha o seu domínio ou adquira um pela Hostgator.

Verificando domínio e editando zona de DNS

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