Se você tem um negócio e deseja disponibilizar um endereço de e-mail como forma de contato para suporte ou para possíveis clientes, um e-mail personalizado seria bem interessante. Afinal, um e-mail com o próprio domínio pode transmitir mais seriedade, proporcionar uma imagem mais profissional e sofisticada da sua empresa. Assim como o TutorialTec possui o e-mail empresarial de contato chamado [email protected], você também pode ter o seu. E o melhor… De graça!

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O que eu preciso?

Primeiramente, é preciso entender os requisitos para ter um e-mail personalizado como este. Só existe basicamente um requisito: que você tenha o seu próprio domínio. Mas o que seria este domínio? Um domínio é utilizado para endereçar sites na internet. Veja alguns exemplos de domínios: tutorialtec.com.br, google.com, youtube.com.br, facebook.com.br, etc. Na internet, domínios são os endereços nominais que os sites possuem para que você os acesse de forma simples.

Adquira seu domínio

Não se preocupe se ainda não possui um domínio para seu negócio, pois é possível adquirir um domínio através da Hostgator, por exemplo. Você deve escolher qual extensão será utilizada em seu domínio, seja ela .com .com.br .net, etc. Existem vários tipos de extensões e elas não irão fazer diferença prática no uso. São apenas uma forma de categorizar os sites. Você já deve ter percebido por exemplo que sites governamentais possuem a extensão .gov no final de seu domínio, não é mesmo?

As extensões mais comuns são a .com e .com.br. Podem existir vários domínios com o mesmo nome, desde que a extensão seja diferente, por exemplo: suaempresa.com, suaempresa.com.br, suaempresa.net. Portanto, caso não esteja disponível um domínio com o nome que você procura, tente alterar a extensão e verifique sua disponibilidade.

Agora com um domínio pronto, vamos seguir para o próximo passo.

Criando e-mail personalizado

Existem algumas empresas que disponibilizam este serviço, como por exemplo o Google com o pacote G Suite. Dentre os vários serviços que o G Suite oferece, um deles é a criação de e-mail personalizado. Porém, como o objetivo aqui é economizar, utilizaremos um serviço para criação de e-mail personalizado que seja gratuito.

Sendo assim, o serviço recomendado é a Zoho. A Zoho é um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) que oferece diversos serviços para uma empresa, sendo um deles a criação de e-mail personalizado, rápido e sem anúncios.

Confira o que a caixa de entrada de e-mail da Zoho te oferece através do plano gratuito:

  • Até 5 usuários;
  • 5 GB de armazenamento por usuário;
  • Anexos de e-mail de até 25 MB;
  • Hospedagem para um (1) e-mail personalizado com domínio próprio;

Para começar a utilizar os serviços, basta fazer o cadastro mantendo a opção de e-mail corporativo selecionada.

Criando conta na Zoho.com

Após o cadastro, basta apenas seguir o passo a passo que o próprio site da Zoho irá apresentar. Lembre-se que o ideal é que você já tenha o seu domínio ou adquira um pela Hostgator.

Verificando domínio e editando zona de DNS

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