Depois de mais de um ano de exclusividade do iOS, aplicativo Clubhouse está lançando seu aplicativo para os celulares com Android. Sua versão beta estará disponível hoje no Brasil, Japão e Rússia e no resto do mundo ao longo da semana, permitindo que os usuários se inscrevam e participem de suas salas de bate-papo em áudio em tempo real.
No primeiro ano, o Clubhouse estava disponível apenas em dispositivos iOS. Apesar disso, o Clubhouse aderiu para sua plataforma 10 milhões de usuários e recentemente foi avaliado em US $ 4 bilhões após uma nova rodada de financiamento.
Entretanto, a plataforma foi criticada por não fornecer legendas automáticas para usuários surdos e com deficiência auditiva.
Como criar conta no Clubhouse
Atualmente, só será possível criar uma conta no Clubhouse de 2 maneiras: através do convite de usuários que já utilizam o Clubhouse ou aguardando aprovação na lista de espera.
Os usuários interessados já podem se pré-registrar para ter acesso ao aplicativo Clubhouse na Google Play Store, para serem notificados e ter o aplicativo baixado automaticamente assim que já estiver disponível para download.
Modelo de negócio
O CEO Paul Davison anunciou que o app terá recursos como doações no bate papo, eventos pagos e assinaturas. Claramente, o app vem com uma proposta bem comercial que poderá atender a demanda de empresários, influenciadores e profissionais de marketing.
Entretanto, este é um modelo de negócio que já vêm sendo aplicado de forma sutil em outras redes sociais famosas, como o Instagram com a função “melhores amigos” e o YouTube que permite que os criadores monetizem seu canal não somente com o as propagandas, mas também através da cobrança de uma assinatura mensal de seus usuários e através de doações durante uma transmissão ao vivo.