Clubhouse chega ao Android após mais de um ano de exclusividade no iOS

Em busca de novos usuários, a plataforma expande para smartphones Android esta semana em todo o mundo.
Clubhouse para Android

Depois de mais de um ano de exclusividade do iOS, aplicativo Clubhouse está lançando seu aplicativo para os celulares com Android. Sua versão beta estará disponível hoje no Brasil, Japão e Rússia e no resto do mundo ao longo da semana, permitindo que os usuários se inscrevam e participem de suas salas de bate-papo em áudio em tempo real.

No primeiro ano, o Clubhouse estava disponível apenas em dispositivos iOS. Apesar disso, o Clubhouse aderiu para sua plataforma 10 milhões de usuários e recentemente foi avaliado em US $ 4 bilhões após uma nova rodada de financiamento.

Entretanto, a plataforma foi criticada por não fornecer legendas automáticas para usuários surdos e com deficiência auditiva.

Como criar conta no Clubhouse

Atualmente, só será possível criar uma conta no Clubhouse de 2 maneiras: através do convite de usuários que já utilizam o Clubhouse ou aguardando aprovação na lista de espera.

Os usuários interessados já podem se pré-registrar para ter acesso ao aplicativo Clubhouse na Google Play Store, para serem notificados e ter o aplicativo baixado automaticamente assim que já estiver disponível para download.

Modelo de negócio

O CEO Paul Davison anunciou que o app terá recursos como doações no bate papo, eventos pagos e assinaturas. Claramente, o app vem com uma proposta bem comercial que poderá atender a demanda de empresários, influenciadores e profissionais de marketing.

Entretanto, este é um modelo de negócio que já vêm sendo aplicado de forma sutil em outras redes sociais famosas, como o Instagram com a função “melhores amigos” e o YouTube que permite que os criadores monetizem seu canal não somente com o as propagandas, mas também através da cobrança de uma assinatura mensal de seus usuários e através de doações durante uma transmissão ao vivo.