Instalar SSD no PC

Quem nunca passou pela desagradável situação de ver o seu computador perdendo performance ao longo do tempo de uso, não é mesmo? Normalmente, quando isso acontece, a primeira coisa que vem à cabeça é: “Vou acrescentar mais memória RAM no PC e aí sim estará tudo resolvido”. Pois você sabia que o simples fato de instalar SSD (Solid State Drive) no PC pode resolver o seu problema?

A questão é que, até mesmo computadores com 8GB, 12GB, 16GB de memória RAM podem sofrer com lentidão do sistema. E neste caso, muito provavelmente o gargalo do mal desempenho estará no HD. Uma formatação do HD pode até aliviar o seu problema, mas provavelmente você irá perceber o computador ficando lento e travando novamente depois de algum tempo.

Verificando se o HD está lento (100% disco)

Uma forma simples de detectar se o HD do seu computador está lento, com desempenho ruim, é abrindo o gerenciador de tarefas do Windows e verificando a porcentagem de uso do disco:

Disco 100%
Como mostrado pelo gerenciador de tarefas do Windows, o uso do disco está em 100%

Acesse o Gerenciador de Tarefas indo até o menu Iniciar do Windows e pesquisando pela ferramenta “Gerenciador de Tarefas“. Nos momentos em que seu computador estiver lento, observe através do gerenciador de tarefas como se comporta a porcentagem de uso do disco.

HD vs SSD

Os HDDs (Hard Disk Drive), popularmente chamados apenas de HD (Hard Disk) se diferenciam dos SSDs (Solid State Drive) em alguns aspectos:

HDD SSD
Preço
Armazenamento
Velocidade
Resistência
Consumo energia
Vida útil
Ruído

Como observado na tabela anterior, as principais vantagens que um SSD tem em relação ao HD, está relacionado ao desempenho. A capacidade de gravação e leitura de dados em um SSD está em torno de 320 à 500 Mb/s.

Enquanto que a capacidade de gravação e leitura de um HD está em torno de 150 Mb/s. Uma opção viável é a utilização dos dois tipos de memória de armazenamento no seu computador.

É comum a utilização do SSD para a instalação do sistema operacional e dos programas que serão instalados nele, enquanto o HD fica sendo utilizado para armazenar os demais arquivos como, fotos, vídeos, músicas, documentos, etc.

Eu diria que esta seria a combinação perfeita entre as duas tecnologias para serem usadas em um PC.

Como instalar SSD no PC vídeo tutorial

Especificações técnicas do SSD utilizado no vídeo

HD SSD 120GB A400 Kingston

Características:
– Marca: Kingston
– Modelo: SA400S37/120G
 
Especificações:
– Capacidade Armazenamento: 120GB
– Performance de referência: Até 500MB/s para leitura e 320MB/s para gravação
– Expectativa de vida útil: 1 milhão de horas
– Formato: 2,5 polegadas
– Interface: SATA III (6Gb/s) — compatível com a versão anterior SATA II (3Gb/s)

Posts recomendados