O Instagram lançou nesta quarta feira, dia 20 de junho de 2018, o aplicativo IGTV. O novo lançamento é uma plataforma exclusivamente voltada para a postagem de vídeos mais longos. Ao contrário de seu “pai” Instagram, o aplicativo possibilita postar vídeos maiores do que os 15 segundos utilizado nos Stories e maiores do que 60 segundos utilizados no perfil.
Para acessar o IGTV é muito simples. Para quem tem o aplicativo do Instagram, após baixar a atualização do app, vai observar um novo botão ao lado do botão de Direct, como na imagem abaixo.
Também é possível acessar a ferramenta baixando diretamente da Google Play.
Para ter acesso diretamente pelo aplicativo próprio, será necessário fazer login com uma conta do Instagram ou do Facebook. Não faz muito sentido baixar o app no celular, caso você já utilize o Instagram, pois o recurso já está incluído no no app de forma independente, como visto na imagem anterior.
Formato de vídeo
O vídeo deve ser gravado exclusivamente na vertical. O app não aceita vídeos na horizontal, ou seja, no formato ‘paisagem’. Isso deixa claro que o app tem o foco voltado para os usuários de Smartphones e não para computadores desktop.
Os vídeos precisam ter no mínimo 15 segundos e no máximo 60 minutos. Usuários que não têm a conta do Instagram verificada, conseguem publicar vídeos de no máximo 10 minutos.
Abas do IGTV
O IGTV possui 4 abas principais de navegação:
1- Aba “Pra você”: Conteúdos recomendados baseado em seu perfil de usuário;
2- Aba “Seguindo”: São os vídeos dos usuários que você já segue no Instagram;
3- Aba “Populares”: Conteúdo que está fazendo sucesso no app naquele momento;
4- Aba “Continuar assistindo”: Conteúdo que você iniciou, mas não assistiu até o fim;
Também há uma opção “Pesquisa” dentro do IGTV, mas diferente do YouTube, ele não retorna resultados de vídeos, e sim, perfis de usuários que já criaram canal no aplicativo.
A ferramenta vem apostando na crescente tendência que os usuários têm de abandonar cada vez mais as telas maiores, como da TV e computadores. Este é um tipo de formato que promete deixar a relação ainda mais próxima entre o criador de conteúdo e seus fãs.
IGTV vs YouTube?
Muitas comparações estão sendo feitas entre as duas plataformas. Embora ambas as plataformas hospedem vídeos e tenham algumas semelhanças, ainda é cedo para afirmar que são concorrentes diretas. A principal diferença entre o IGTV e o YouTube é a forma com que os conteúdos são encontrados.
No YouTube, muitas pessoas acessam a plataforma para aprender algo, resolver algum tipo de problema, e para isso, pesquisam por temas e recebem vários vídeos como resposta.
No IGTV, os conteúdos de vídeo não são pesquisáveis, pelo menos por enquanto. Então, dificilmente alguém buscaria soluções de problemas ou dúvidas diretamente na plataforma.
Não podemos ignorar o fato de que nem todos os usuários do YouTube estão buscando por soluções de problemas, mas sim buscam também por entretenimento e proximidade com seus criadores de conteúdo favoritos. Só resta esperar para saber como os criadores de conteúdo e o público reagirão à esta nova opção.