Black Friday

Descubra o passo a passo para saber se um site é seguro e tenha mais confiança para fazer suas compras online na BLACK FRIDAY 2020!

Quem nunca desconfiou de preços extremamente baixos de produtos na internet?

A Black Friday online é uma ótima oportunidade para comprar produtos com descontos em diversas lojas, porém, também é um período onde muitos consumidores desatentos caem em golpes.

Pensando nisso, nós preparamos um guia básico para te ajudar a comprar na internet com segurança e saber se uma loja é confiável ou não!

Neste post, o foco será em lojas online como um todo, independente se é um e-commerce brasileiro ou não, pois sabemos que a compra de produtos importados vêm crescendo a cada dia.

Existem técnicas para se comprar de forma mais segura pela internet e nós vamos te mostrar cada uma delas, mas antes você precisa saber como diferenciar uma loja virtual confiável de uma não confiável.

SABER ONDE COMPRAR

Confira a seguir algumas boas práticas que ajudarão a identificar uma loja virtual segura de uma possível fraude. Seguindo estas dicas, você poderá comprar com mais segurança na Black Friday.

Verifique a segurança do site pela URL

O primeiro passo para identificar se uma loja é confiável é verificando sua URL. A URL (Uniform Resource Locator) é um termo técnico que, em português, significa “localizador uniforme de recursos”.

URL se refere ao endereço do site ou da página na internet, é o famoso “link”.

Sempre que for realizar compras, verifique se o site utiliza o protocolo de segurança “HTTPS”. Este protocolo é facilmente identificado no início do link ou pelo ícone de um cadeado que é exibido no navegador, por exemplo:

O HTTPS possui uma camada de segurança adicional sobre o HTTP, utilizando o protocolo SSL. Isso permite que seus dados sejam enviados por meio de uma conexão criptografada e que permite verificar a autenticidade do servidor e do cliente, o que aumenta a segurança do site.

Verificar o nome do site (domínio) para não cair em golpes

Uma prática muito comum por criminosos é a veiculação de anúncios nas redes sociais para a venda de produtos com preços muito abaixo do normal. Para isso, eles utilizam nomes de sites e lojas famosas e copiam a aparência do site original.

Dessa forma, causam a falsa impressão de que o consumidor está navegando em uma loja oficial através da cópia da logomarca, do nome, das foto dos produtos, tudo!

Entretanto, apesar de muitas pessoas caírem em golpes como este, é muito fácil identificar sites falsos.

Apesar de copiarem toda a página, existe UMA COISA que jamais conseguirão copiar: o domínio do site. O domínio nada mais é do que o “nome do site”. Exemplo:

O nome do site “pirata” nunca terá o nome de domínio da loja oficial. Inclusive, o golpista pode até colocar o nome da loja como parte do domínio, mas ele sempre será acompanhado de outras expressões, por exemplo:

Exemplo de loja real: https://americanas.com.br
Exemplo de golpe: “http://americanas.blackfridayhoje.com.br”

O que importa realmente é o que vem EXATAMENTE antes da extensão “.com” ou “.com.br”. Lojas oficiais sempre terão seus nomes de domínio antecedendo a extensão “.com” ou “.com.br”.

Ver as opções de pagamento para saber se o site é seguro para compras

O terceiro passo envolve ver quais são as opções de pagamento oferecidas pelo site.

Se um site permite pagamento apenas via transferência e/ou boleto bancário, desconfie!

A transferência bancária é uma forma de pagamento ideal para transações entre pessoas físicas, não sendo a ideal para concretizar uma compra online.

Nela constam apenas os dados bancários do recebedor, sendo assim, em casos de não recebimento do produto e site fora do ar, dificilmente o comprador irá conseguir identificar o golpista.

Encontrar as informações da loja e as Políticas de Privacidade

É comum que as empresas confiáveis deixem à mostra suas informações, tanto de contato, quanto de identificação.

Essas informações geralmente ficam ao final da página de vendas do site.

Verifique se encontra, no mínimo, o número do CNPJ, e-mail e telefone para contato.

Sites confiáveis também possuem uma boa Política de Privacidade. Ela será importante para determinar se a empresa se preocupou com a legislação que envolve a privacidade dos dados de seus usuários.

Se o site não possui Políticas de Privacidade é possível que as informações do consumidor não estejam sob sigilo. De qualquer forma, nunca se deve levar em consideração apenas um critério de avaliação e sim todos em conjunto.

Verificar se a loja tem boa reputação

A reputação de uma loja virtual pode ser verificada de diversas formas, a principal delas é através do “Reclame Aqui“.
o Reclame Aqui é uma plataforma que expõe os maiores problemas enfrentados pelos consumidores nas lojas.

Basta pesquisar pelo nome da loja virtual e verificar as informações, como número de reclamações feitas e respondidas, reputação, nota dos usuários, entre outros.

Você pode ver a segurança do site para compras através do próprio Google também. Veja se a empresa aparece nas pesquisas do Google e suas principais informações.

SABER COMO COMPRAR COM SEGURANÇA EM LOJAS VIRTUAIS

Agora que já sabemos como identificar se a loja virtual é confiável, o próximo passo é descobrir as melhores maneiras de tornar sua compra mais segura.

Utilizar a aba anônima para realizar as compras

A maior dica para comprar pela internet com mais segurança é usar a aba anônima na hora de comprar os produtos.

A aba anônima permite uma navegação sem rastros, o que significa dizer que não haverá histórico ou dados do usuário salvos ali.

Comprar utilizando o modo anônimo protege o usuário, evitando que sejam salvas suas informações pessoais, principalmente quanto à localização. 

Como usar a aba anônima em cada navegador:
  • No Google Chrome: Ctrl + Shift + N;
  • No Firefox: Ctrl + Shift + P ou Clicar em um link com o botão direito do mouse e escolher a opção “abrir em nova janela anônima”.

Boas compras!!

  • Posts recentes